ANTÓNIO JAIME CORREIA AZEDO
Av. Engº e Benemérito Domingos Batista Tavares nº7 7300-405 Reguengo, Portalegre
e-mail: jaimeazedo@gmail.com
Mobile: +351969000820
Nascido em Portalegre em 5/9/1949.
Frequentou o Ensino Primário na Escola da Corredoura em Portalegre
Frequentou o Ensino Secundário no Liceu Nacional de Portalegre
Frequentou a Faculdade de Medicina de Lisboa, onde se licenciou em Junho de 1975.
Iniciou em 1975 o Internato Geral no Hospital Distrital de Portalegre.
De 1978 a de 197 fez o Serviço Médico à Periferia nos Concelhos de Castelo de Vide e
Marvão.
De 1979 a de 1981 foi Delegado de Saúde do Concelho de Castelo de Vide e fez o Curso de Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública, no ano lectivo de 1979/80. (pós-graduação)
Fez o Internato de Cirurgia Geral do Hospital Distrital de Portalegre, o qual terminou com exame de saída em 17/1/1986 com a classificação de 18 valores.
Em 1987 participou, a convite da Comissão Instaladora, no arranque do Hospital de S. Francisco Xavier,em Lisboa, como Assistente Hospitalar de Cirurgia Geral.
De Novembro de 1987 a Fevereiro de 1988 foi Assistente Hospitalar de Cirurgia Geral do Hospital Distrital de Castelo Branco.
Em Fevereiro de 1988 foi transferido como Assistente Hospitalar de Cirurgia Geral,
para o Hospital Distrital de Portalegre
-De Julho de 1988 a Julho de 1991 foi Director Clínico do Hospital Doutor José Maria Grande-Portalegre
De Janeiro de 1994 a Fevereiro de 1996 foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital Doutor José Maria Grande-Portalegre, acumulando com o cargo de Director Clínico do mesmo Hospital.
Foi Chefe de Serviço Hospitalar de Cirurgia Geral do Hospital Doutor José Maria Grande (H.D.J.M.G.) desde 17-06-2004, por concurso de provas públicas.
Foi Director do Serviço de Cirurgia Geral do H.D.J.M.G., desde 1-1-2007 até 30 de Setembro de 2011
Foi Director do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), desde 5-9-2008 até se aposentar em 2011
Possui a Competência em Gestão dos Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos
Foi professor de Patologia na Escola Superior de Enfermagem de Portalegre (1997-2001)
Foi membro de várias Sociedades Científicas:
Sociedade Médica dos Hospitais Distritais da Zona Sul
Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa
Sociedade Portuguesa de Cirurgia
Sociedade Portuguesa de Cirurgia Ambulatória
Colégio Internacional de Cirurgia Digestiva
Associação Europeia para a Cirurgia Endoscópica. (E.A.E.S.)
Associação Europeia para a Cirurgia Transluminal. (E.A.T.S.)
Foi Presidente Distrital de Portalegre da Cruz Vermelha Portuguesa de Fev. 1985 a Nov. de 1987; Presidente do Conselho Consultivo da Delegação de Portalegre da CVP de Nov. de 1987 a Março de 2009;Membro Zelador e Membro do Conselho de Curadores da Delegação de Portalegre da CVP desde 31 de Março de 2010.
Foi Presidente do Conselho Sub-regional de Portalegre da Ordem dos Médicos para o triénio 2017-2019.
CURRICULUM ARTÍSTICO
2021-4ª Bienal Internacional de Arte de Gaia - 2 obras selecionadas: "O Novo Normal" Acrílico /tela 50x70 cm e "Torvelinho da Saudade" Técnica mista/tela 100x100cm
2021-Prémio "MÁRIO SILVA" - Medalha de Bronze com "Alma Lusitana" Técnica mista /tela 100x80 cm
2020-10º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato(20x20)-Figueira da Foz, Portugal-Medalha de Ouro com "Sem Título" Óleo s/platex.
2020-Sócio Titular da Sociedade Nacional de Belas Artes.
2019-Exposição Coletiva-Arte e Amizade-Museu Interativo da História de Lugo-Espanha.
2019-9º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato(20x20)-Figueira da Foz, Portugal-Medalha de Ouro com "Arca de Noé "Óleo s/platex.
2019-Exposição Individual- "Cartão e Platex"- de 17/6 a 31/7 no Instituto Politécnico de Portalegre
2019- Black & White- Galeria Mário Silva-Figueira da Foz -Portugal-Medalha de Prata com "Piazzolla" Técnica mista s/Tela
2019- 9th Birthday Associação de Amizade e das Artes Galego-Portuguesa-Figueira da Foz, Portugal
2018 - Exposição Coletiva de Pintura-Igreja do Calvário ,Portalegre, Portugal
2018- Infante D. Luís às Artes(concurso)-Edifício do Cais da Vala-Salvaterra de Magos, Portugal
2018 - XI Bienal-Salão das Artes(concurso)-Vidigueira, Portugal
2018- 8º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato(20X20)- Figueira da Foz, Portugal
2017 -Exposição Individual de pintura de 23 de Maio a 31 de Julho, nos Claustros do Convento de Santa Clara em Portalegre, levada a efeito a convite da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre.
A grande quantidade de obras expostas (166), teve como finalidade a apresentação, de forma retrospetiva, do percurso do autor enquanto autodidata.
2014 -Exposição Coletiva de pintura de 25 de Setembro a 25 de Outubro, na sede distrital de Portalegre da Ordem dos Médicos.
2011-Em Outubro iniciei o estudo da pintura de forma autodidata lendo e executando.
1967-Em Julho terminei o curso liceal, frequentando durante os seus 7 anos de duração a disciplina de desenho, tendo tido o privilégio de contar, como professor, com o pintor João Tavares.
SOBRE MIM
A opinião benévola de dois Pintores amigos.
«A preocupação pelo rigor da técnica, adquirida ao longo de uma carreira médico-cirurgica, aliada ao sentido estético em pequeno apreendido de seus pais, levou-o a procurar uma nova ocupação do tempo e da mão treinada para o gesto preciso.Uma aventura de aprendizagem, nunca tardia porque nunca o é a aprendizagem, possibilitou um mergulho no mundo da cor, do traço e da representação.A procura dos volumes, das formas e dos elementos, levou a passos mais aventureiros numa expressividade que procura uma luz e um caminho próprios.Jaime Azedo, agora pintor, expõe as suas operações gráficas com a vontade de um jovem criativo e com a ilusão de quem começa de forma segura. Nos seus trabalhos descobrimos um mundo rural que nos é próprio, descobrimos ruas e paisagens que nos são comuns, descobrimos, acima de tudo, trabalhos de um novo pintor de Portalegre»
Luís Leite Rio
Curador da primeira exposição individual
Jaime Azedo, médico, cirurgião, cidadão interventivo na sua cidade e no país realizou um percurso profissional cheio de sucessos, com uma dedicação e sentido de responsabilidade notáveis em toda a sua carreira. O seu envolvimento com a sociedade, sobretudo em Portalegre, não se limitou à sua vida profissional, tendo intervindo, a vários níveis, para o desenvolvimento da sua cidade, quer como cidadão, quer como intelectual.
Concluída a sua carreira profissional, embora mantendo a sua atividade como médico, sentiu a necessidade de se dedicar a uma nova actividade, tendo iniciado o estudo da pintura a partir de Outubro 2011, inicialmente de uma forma lúdica e de puro prazer, tendo evoluído rapidamente para o aprofundamento desta nova experiência como forma de enfrentar novos desafios, e de realização pessoal
.Construtor de sonhos, projectos, e de sensibilidade apurada, Jaime Azedo, inicia todo um processo criativo em que as memórias se misturam num olhar atento, rigoroso e selectivo, dos temas que deseja explorar com afecto o que observa, analisa, e se propõe realizar.Ao contemplar-se a sua produção artística, sente-se uma empatia pela muitiplicidades de abordagens - quanto ao método, aos conteúdos de natureza temática, à experimentação das técnicas, variedade de suportes, e formatos das composições, realizando um percurso visual, dinâmico e diferenciado, numa trajectória evolutiva a nível plástico, de conceitos e intencionalidades.
A explanação temática configura-se em registos sucessivos de observação da natureza, do espaço urbano, expressada numa linguagem visual, naturalista.O delineamento pictórico vive do desenho com contornos, manchas transparentes ou densas, dos apontamentos do claro-escuro e sombras de luz. O autor pinta naturezas mortas, pássaros e outros animais, paisagens, monumentos emblemáticos, casas, fachadas, ruas, recantos da sua cidade e outros lugares associados às suas memórias.A apropriação da qualidade expressiva, gráfica e cromática, de qualidade expressiva, encanta-nos.
Helena Caldeira